Reeducando foge de Centro de Progressão Penitenciária de Mongaguá
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012Agentes do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) Dr. Rubens Aleixo Sendin, na cidade de Mongaguá, reprimiram duas tentativas de fuga entre a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado, mas mesmo assim um reeducando conseguiu escapar. Outros dois se feriram, sendo medicados e liberados.
Essas ações reforçam os indícios de que o clima está tenso na unidade prisional. Ela é a única da região de regime semiaberto, razão pela qual não possui muralhas, mas alambrados que podem ser escalados com relativa facilidade.
Na madrugada da última terça-feira, o CPP de Mongaguá registrou dois resgates de presos. No primeiro, quatro homens em um carro deram fuga a um detento e trocaram tiros com policiais militares. O presidiário e dois comparsas escaparam, enquanto os demais envolvidos na ousada ação morreram no confronto.
Horas depois, três homens também armados deram apoio a dois reeducandos que conseguiram alcançar a parte externa do presídio pulando o alambrado. Houve tiroteio com policiais militares, mas o grupo fugiu embrenhando-se em um matagal.
Final de semana
No início da noite de sexta-feira, o preso José Bruno de Santana foi visto no telhado da galeria. Logo em seguida, ele pulou para o campo do pavilhão 5, sendo o alarme disparado. No momento em que escalava o alambrado para atingir a rua, foi detido.
José Bruno se feriu, sendo encaminhado ao Pronto-Socorro Central de Mongaguá. Ele foi medicado e liberado. Em razão dessa tentativa de fuga, os agentes do CPP realizaram a recontagem de presos, constatando a falta do detento Rafael de Freitas, do pavilhão 3.
Durante a madrugada deste sábado, os agentes penitenciários flagraram vários presos correndo entre os campos dos pavilhões 4 e 6. Novamente o alarme foi acionado e os funcionários conseguiram frustrar o plano de fuga em massa.
Os detentos correram para diversas direções e um deles, Carlos Paiva Santos, tentou se esconder no telhado, que se rompeu. Esse preso sofreu uma queda e também precisou ser medicado no pronto-socorro. Ele já recebeu alta.
Fonte: Jornal A Tribuna