Torneio de pesca movimenta plataforma em Mongaguá
terça-feira, 13 de dezembro de 2011Cerca de 80 competidores participaram do 1º Torneio Turístico de Pesca Amadora neste domingo, na Plataforma de Pesca de Encontra Mongaguá. O evento, realizado pela Prefeitura, em parceria com a Federação Paulista de Pesca e Lançamento (FPPL) e o Sistema A Tribuna de Comunicação, marca a retomada da atividade esportiva e de lazer na Cidade.
De acordo com o prefeito Paulo Wiazowski Filho, o Paulinho, o evento fará parte do calendário oficial do Município e se repetirá anualmente. Além disso, o processo de resgate da Plataforma de Pesca como cartão postal de Mongaguá e indutor de turismo na Região Metropolitana na Baixada Santista contará com outra novidade. A partir de março, a Prefeitura implantará uma Escolinha de Pesca, voltada a crianças e adolescentes do Município.
“Seremos a única cidade no Estado a oferecer aulas de pesca, inspiradas no modelo da escola do Rio de Janeiro”.
Plataforma
A Plataforma de Mongaguá é a maior em concreto armado sem píer do mundo (com 400 metros ao mar e formando um T, com dois braços de 86 metros cada). Em maio deste ano, foi entregue revitalizada, após oito anos de reformas.
A diretora de marketing do Jornal A Tribuna, Renata Santini Cypriano, ressaltou a importância do equipamento para incentivar o crescimento da atividade na região. “Estou impressionada com a participação e organização deste esporte amador, praticado por gente de todas as idades”.
Daniel Willian Fonseca, de 12 anos, foi o competidor mais novo. Pescar, para o adolescente de São Paulo, é mais prazeroso do que videogame. “O melhor é a sensação de fisgar o peixe”.
A participante mais velha foi Setsuko Asami, de 72 anos. Com 40 anos de experiência e muitos campeonatos no currículo ela ensina o segredo de um bom pescador. “Paciência é a maior virtude”.
A receita deu certo. Setsuko ficou com a terceira colocação na categoria maiores peças, com um bagre de 321 gramas. O grande campeão do evento foi Jorge Loffredo. Ele fisgou o primeiro lugar nas categorias de atletas federados e na de maior quantidade, com 25 peixes (2.054 gramas).
Campeão brasileiro de pesca amadora, Jorge revela a fórmula de um campeão. “50% depende da qualidade do material, 40% da técnica e 5% de sorte. Os outros 5% dependem de todos os demais fatores”.
Para a presidente da Federação Paulista de Pesca e Lançamento, Márcia Numata, ontem foi um dia histórico para a pesca amadora paulista. “Nas quatro horas de competição, tivemos participantes de várias cidades do Estado e até de Minas Gerais”.
O evento fez parte das comemorações pelos 52 anos de Mongaguá e contou ainda com atrações para as crianças, como futebol de sabão e tirolesa.
Fonte: Prefeitura de Mongaguá
Mais notícias sobre Mongaguá:
- Reaberto há 1 ano, píer atrai turistas a Mongaguá
- Prefeitura executa limpeza e manutenção em vários bairros de Mongaguá
- Campanha de atualização da caderneta de vacinação começa dia 18 em Mongaguá
- Projovem de Mongaguá participa de caminhada ecológica
- SAMU, SEMUTRAN e GCM participam de curso de pilotagem de moto em Mongaguá