Mutirão de exame papanicolau tem data transferida em Mongaguá
quarta-feira, 12 de junho de 2013O mutirão de exames de prevenção ao câncer de colo de útero, conhecido como papanicolau, que seria realizado neste sábado (8) na cidade de Mongaguá, no litoral de São Paulo, foi transferido para o próximo dia 15. O motivo foi a coincidência de datas com a Campanha Nacional de Vacinação, que comprometeu os profissionais de saúde na cidade Mongaguá.
O atendimento ocorrerá na Unidade de Saúde da Mulher (Avenida São Paulo, 1.510, Centro), das 9h às 15h. Os resultados ficarão prontos no prazo de 30 dias depois dos exames e poderão ser retirados na unidade de saúde mais próxima à residência da paciente.
O papanicolau é um exame ginecológico que deve ser feito uma vez por ano em situações normais. Serve para identificar o câncer do colo do útero e a presença de infecções na região genital feminina.
De acordo com o resultado do exame, o ginecologista dirá quais serão as abordagens necessárias para o tratamento. Se o resultado for a classificação 4 ou 5, a consulta com um oncologista e uma colposcopia complementar pode ser indicada. É recomendável que o papanicolau seja realizado anualmente, a partir do primeiro contato íntimo ou após os 18 anos. Se, após 3 anos consecutivos, os resultados dos exames forem normais, a mulher pode fazer o exame a cada 3 anos.
O exame de papanicolau é um procedimento que não causa dor, dura poucos minutos e é seguro. Deve ser realizado preferencialmente uma semana antes da menstruação. O preparo inclui não usar duchas vaginais nem colocar cremes na região, além de não ter relações, nem mesmo com preservativo, nos três dias que antecedem o exame.
Fonte: G1