Prefeitura reurbaniza centro de Mongaguá
segunda-feira, 26 de dezembro de 2011Em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo, a Prefeitura da cidade de Mongaguá está dando sequência ao projeto de reurbanização do Centro da Cidade. Na primeira fase, com a liberação de verba DADE – Departamento de Desenvolvimento das Estâncias, trecho da Avenida Marina e da Rua Hermenegildo Barbosa serão totalmente reurbanizados.
A área total do novo calçadão terá 750m², eliminando a separação entre os calçadões das praças Fernando Arens e Jacoub Koukdjian. “Com isso, acabamos com o conflito entre a circulação de pedestres e veículos. Também estamos implantando uma área para colocação de mesas de refeição para atendimento de estabelecimentos de alimentação, criando um bulevar”, ressaltou Ricardo Santos Ferreira – diretor de Planejamento e Obras Públicas.
No total, as obras vão custar R$ 920.576,83 e precisaram de autorização da Câmara para que o Executivo abrisse crédito adicional especial.
Na Rua Hermenegildo já foi feita a colocação de piso intertravado, fechando o calçadão entre as praças Jacob Koukdjian e Fernando Arens, além de serem plantadas oito palmeiras reais. Também foi feita a implantação de nova rede de drenagem para escoamento de água da chuva, com a implantação de tubos do calçadão até o rio Mongaguá. O trecho ainda ganhou bancos e floreiras.
“São 80 metros de extensão de calçadão com espaço para acomodação de mesas dos restaurantes e cafés, criando toda uma ambientação descontraída. Além disso, implantamos sistema de grelhas de drenagem de toda aquela área”, explicou o diretor da pasta.
O projeto de reurbanização do centro prevê ainda a reforma dos dois chafarizes das praças e a colocação de lixeiras, floreiras e bancos. A fixação de painéis contando a história da cidade e cascata com pedra tipo canjiquinha. Em função do prolongamento do calçadão da Hermenegildo Barbosa, a Rua Sara Bozoglian teve o sentido invertido em direção à Avenida Marina.
Fonte: Prefeitura de Mongaguá