Atendimento cardiológico aumenta 100% em Mongaguá
quinta-feira, 29 de março de 2012Agora, a população da cidade Mongaguá conta com mais um serviço cardiológico. Trata-se do projeto Coração Noturno, idealizado pelo cardiologista Antonio Carlos Gomes, que desde segunda-feira (26) passa a atender 25 pacientes por dia, nos Pronto Socorros de Agenor e do Vera Cruz, todas as segundas e terças-feiras, a partir das 19h30.
Somados aos atendimentos realizados as segundas e sextas-feiras no hospital Adoniran Corrêa Campos, mais de 100 pessoas passarão a ser consultadas, semanalmente, na rede pública. Um aumento de aproximadamente 100%.
De acordo com o Gomes, a demanda de cardiologia é reprimida na Cidade como em toda a Baixada Santista e, por isso, resolveu propor o atendimento noturno. “É uma coisa inovadora. Não conheço nenhum outro ambulatório noturno de cardiologia mantido pelo SUS. É algo que precisa ser copiado em outras cidades.”
Dependendo da patologia, as pessoas poderão fazer o retorno em 15 dias, o que muitas vezes não acontece nem em clínicas particulares. Além de desafogar o atendimento cardiológico, o projeto visa um atendimento com mais qualidade e que também atinja pessoas que, por algum motivo, não possam se consultar no período diurno.
O projeto permite que as consultas sejam feitas com hora marcada, evitando a aglomeração que acontece no período diurno. Será atendida a mesma quantidade de pessoas, mas permitindo que a população receba mais atenção.
Ações educativas – O cardiologista ressaltou que o atendimento não se restringirá a consulta. As pessoas serão orientadas, medicadas e receberão kits informativos sobre hipertensão e diabetes. “É uma nova proposta de atendimento, descentralizado, com ações educativas e orientações sobre doenças cardiológicas, nutrição e incentivo à realização de atividades físicas”.
Qualidade – O aposentado José Martins, 80 anos, morador de Agenor de Campos, foi o primeiro paciente a ser atendido dentro do projeto. “Está tudo perfeito. Fui atendido perto de casa, o horário é bom e o médico é muito atencioso”, enfatizou.
Já a dona-de-casa Maria Aparecida de Melo, 62 anos, do Flórida Mirim, se surpreendeu com a rapidez no agendamento. “Passei mal na semana passada e agendaram a consulta com o especialista para hoje. Não imaginava que seria atendida tão rapidamente.
Fonte: Prefeitura de Mongaguá