CIF: Prefeitura de Mongaguá leva capacitação à comunidade da Vila Atlântica
quinta-feira, 28 de junho de 2012Os cursos gratuitos de geração de renda oferecidos pela Prefeitura de Mongaguá, antes concentrados no Centro da Cidade, agora serão ministrados perto da comunidade, na Vila Atlântica. Isso será possível com a inauguração do CIF (Centro de Cidadania e Integração da Família) da Vila Atlântica, no último sábado (23/06). A novidade é que em breve este equipamento terá curso de panificação artesanal.
Desenvolvido para implantar programas de integração e cidadania, o CIF contará com duas salas, cozinha, despensa, três sanitários (um deles com acessibilidade para portadores de necessidades especiais) e um salão multiuso, para palestras e reuniões comunitárias. Essa é a segunda unidade do CIF inaugurada na Cidade em apenas um mês – a outra fica no Itaóca – e conta com a parceria do Governo do Estado.
Instalado na Avenida Belo Horizonte nº 509, o espaço oferecerá cursos de biscuit, artesanato, bijuterias, pintura e tear. Serão mais de 120 vagas e qualquer morador de Mongaguá pode participar, bastando apenas cadastrar-se no CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo da residência. No caso, o da Vila Atlântica fica Rua Luis Pereira Barreto nº 486.
Para a diretora de Assistência Social do Município, Cristina Wiazowski, o CIF é mais uma conquista de Mongaguá, equipamento que levará mais dignidade e cidadania à população. “Trazer o CIF para a Vila Atlântica foi uma importante iniciativa. A nossa intenção é cada vez mais estreitar o caminho entre a população e o mercado de trabalho, oferecendo capacitação e possibilidade de geração de renda.”
Ressaltando a atenção que a Prefeitura tem dado à Vila Atlântica, bairro que há poucos dias ganhou um grandioso ginásio de esportes e obras de revitalização na malha viária e que, em breve, receberá uma unidade de saúde, o prefeito afirmou que o CIF representa mais uma política pública de assistência social de sucesso, objetivando uma comunidade mais acolhida.
“O CIF é um grande mecanismo de oportunidade de qualificação a essas pessoas, que a partir daí poderão disputar o mercado de trabalho em nível de igualdade. São políticas públicas como essa, de acolhimento, preparação e de respeito, de que a população precisa. As atividades oferecidas aqui proporcionarão ainda maior integração e fraternidade a essas pessoas, elevando sua autoestima”, salientou.
Maria Madalena dos Santos, líder comunitária, prestigiou o evento e elogiou a iniciativa. “Hoje, nós podemos ver Mongaguá exatamente como dizem por aí: a menina dos olhos da Baixada. A Cidade pode até ser pequena, mas nos últimos tempos se tornou grande com esses novos equipamentos. O CIF preenche uma lacuna que existia de capacitação. Será um espaço que envolverá as pessoas.”
Alimentos – Outra novidade do CIF da Vila Atlântica é que o local será destinado à distribuição de alimentos que é realizada no Município. O serviço é fruto da parceria tripartite entre Governo Federal, Prefeitura e o Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea), que atende à população carente da Cidade. São mais de 10 toneladas de alimentos por mês.
Fonte: Prefeitura de Mongaguá