Idosos de Mongaguá aderem à prática do surf
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012Um grupo de idosos da cidade de Mongaguá está descobrindo os benefícios do surf para a autoestima e saúde. Todas as quintas-feiras, pela manhã, marcam presença na Praia do Centro para aprender a deslizar sobre as ondas, literalmente. Eles fazem parte do projeto de incentivo à prática do esporte, desenvolvido pelo Clube da Melhor Idade.
O aposentado Marco José de Oliveira, o Marcão, está na sua quinta aula e já evolui bem “pegando” onda. “Consegui ficar em pé na prancha logo no primeiro dia, ainda que desequilibrado” conta, em tom entusiasmado.
Aos 66 anos de idade, Marcão diz que o surf dá sensação de liberdade e lhe proporciona um profundo bem estar. “ Surfando, tudo em torno fica ainda mais bonito visto de dentro do mar”.
A cada dia novos alunos, integrantes do Clube da Melhor Idade, aderem ao projeto, que tem o apoio da Escola Municipal de Surf, a cargo da Assessoria da Juventude de Mongaguá. Os adeptos estão animados com a novidade. “Vim à praia para olhar e resolvi aprender”, diz Zenilca Dalva de Almeida, 54 anos.
Já Sophia Malanche de Oliveira, 68 anos, está gostando tanto da nova experiência que convenceu um de seus netos a começar a surfar. “Porque é bom demais e me sinto muito bem”, comenta.
Segundo o professor do Clube da Melhor Idade, Renato Castro de Miguel, que monitora o grupo, são muitos os benefícios para os idosos proporcionados pela prática do surf. “Levanta a autoestima, aumenta a capacidade cardíaca, fortalece a musculatura da região lombar, além de melhorar o equilíbrio e a coordenação motora”. Para ele, o projeto voltado aos idosos também desmistifica a falsa ideia de que o surf é inacessível, difícil de aprender.
As próximas aulas, ministradas pelo Clube da Melhor Idade, vão acontecer nos dias 9 e 16, depois passarão à responsabilidade da Escola Municipal de Surf. As aulas são gratuitas. Mais informações (13) 3507-4286.
Fonte: Prefeitura de Mongaguá