Mongaguá: Adolescentes e idosos impulsionam voto facultativo na região
sexta-feira, 17 de agosto de 2012O voto facultativo na região aumentou 17,78% e foi puxado, principalmente, pelos eleitores de 16 anos e os que tem mais de 79. Ou seja, o pessoal não tem a menor obrigação de ir às urnas no dia 7 de outubro, mas tá muito a fim de participar da decisão de quem vai administrar os municípios por quatro anos.
Segundo cálculos baseados em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mongaguá é a cidade em que houve maior variação no número de eleitores com 16 anos, apresentando aumento de 81,65%.
Já em Santos, foi registrado um salto de 61,60% na quantidade de eleitores com mais de 79 anos. Em 2008, eram 5.879; já neste ano, o número pulou para 9.502.
Entre os analfabetos, que também não são obrigados a votar, houve pequena variação para mais ou para menos em quase todas as cidades.
Em Praia Grande, contudo, esse grupo de eleitores registrou um aumento expressivo de, aproximadamente, 30,59%. Já em Cubatão, a situação é inversa. Conforme levantamento por grau de escolaridade, houve redução de 33,87%.
Na tabela abaixo, é possível constatar que, na contramão da tendência geral da Baixada Santista, Guarujá, Cubatão e Encontra Itanhaém apresentaram queda no número total de facultativos.
Na conta geral, considerando o crescimento de 8,5% do número de eleitores na Baixada, houve aumento de 6,78% entre os que têm que marcar presença obrigatória nas urnas.
Avaliação
O cientista político Fernando Chagas considera que a participação destes segmentos sociais nas eleições, principalmente dos idosos, é muito expressiva.
“Pelo voto ser facultativo, os candidatos têm que convence-los a sair de casa para ir votar. Também é um eleitor mais experiente, criterioso e que se preocupa com questões como calçada, iluminação e segurança da cidade”.
Para o especialista, a ligeira redução no índice de eleitores analfabetos (-0,73%) reflete um cenário nacional. “Há uma queda gradativa. E, para esse grupo, tem muita importância o que os vereadores prometem em relação a serviços públicos, educação e geração de empregos”.
Fonte: Jornal A Tribuna
Mais notícias sobre Mongaguá:
- Mongaguá já registrou mais de 200 afogamentos neste verão
- Inscrições para o Vestibulinho da Etec Mongaguá começam nesta terça-feira
- Prefeitura executa limpeza e manutenção em vários bairros de Mongaguá
- Etec de Mongaguá abre inscrições para seleção de professores
- Projeto Guri faz audição de encerramento do ano em Mongaguá