Mongaguá efetiva coleta seletiva e ganha caminhão do Governo Federal
quarta-feira, 4 de julho de 2012A política de coleta seletiva de Mongaguá ganhará um reforço e tanto nesta sexta-feira (06/07): um caminhão novinho, viabilizado pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, por meio do programa Logística Solidária, integrante do projeto Cataforte (Fortalecimento do Associativismo e Cooperativismo dos Catadores de Materiais Recicláveis), do Ministério do Trabalho e Emprego.
A entrega está marcada para as 14 horas, na Praça Ramiro Borges, próximo ao trevo do bairro Agenor de Campos. Na ocasião, a Prefeitura de Mongaguá, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, realiza ato simbólico de efetivação da Coleta Seletiva Municipal, serviço já operacionalizado pela Coopermar (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis), parceira da Administração no serviço.
A coleta seletiva já é realidade no Município, realizado pela Coopermar, que utiliza um caminhão cedido pela Administração Municipal. A diferença é que agora o serviço será regulamentado e normatizado, considerando o novo veículo agregado e a Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis, recém-inaugurada no Jardim Praia Grande, com capacidade para atendimento de 50 famílias.
A Coopermar integra o Movimento Litorâneo de Catadores de Materiais Recicláveis da Baixada Santista, que é parceiro do Movimento Nacional, composto também pela Coopervida (Itanhaém), Aspere (Peruíbe), ABC Marbas (Cubatão), e Cooperativa (Santos). O grupo receberá ao todo três caminhões. O movimento prima pelo fortalecimento comercialização dos materiais em rede.
Cataforte – O Cataforte é fruto da parceria entre a Fundação do Banco do Brasil e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, que conta com o apoio do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O objetivo é mobilizar os catadores e estimular sua organização em cooperativas e associações, fortalecendo sua autonomia para gerir e atuar nas diferentes etapas da cadeia produtiva de recicláveis. O projeto prevê ainda equipar as organizações dos catadores, facilitando o transporte, logística e infraestrutura adequada para o desenvolvimento do trabalho.
Coopermar – A cooperativa iniciou sua formação em 2009, após um diagnóstico da Prefeitura de Mongaguá sobre famílias que trabalhavam em áreas de transbordo. Essas pessoas foram reunidas, capacitadas e fomentadas a formarem a cooperativa. Esse processo foi concluído em 2010, com a fundação da Coopermar.
Responsável pela coleta seletiva no Município, realizada às terças e quintas-feiras, a Coopermar recolhe o material, separa por tipo (plástico, alumínio, papel, papelão e outros) e comercializa para indústrias de reciclagem. Vale ressaltar que as indústrias que compram material reciclado de cooperativas têm redução de 50% do seu IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados).
A cooperativa, hoje, é formada por cerca de 20 famílias, mas esse número deve ser ampliado com a nova Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis, no Jardim Praia Grande, que tem capacidade para atender até 50 famílias.
Qualquer munícipe ou comerciante pode agendar a coleta de material, bastando ligar para a Diretoria de Meio Ambiente e se cadastrando. O telefone é (13) 3445-3049.
Fonte: Prefeitura Mongaguá