Programa Roda SP oferece rota turística por Mongaguá
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013A Secretaria Estadual de Turismo promove até 17 de fevereiro o programa Roda SP Litoral, em que é possível realizar viagens por nove cidades do litoral paulista com apenas uma passagem, no valor de R$ 10. São quatro rotas que passam por Peruíbe, Itanhaém, Mongaguá, Praia Grande, São Vicente, Santos, Guarujá, Cubatão e Bertioga. As rotas percorrem pontos turísticos dessas cidades e são integradas, possibilitando a mudança de rota conforme se queira.
O programa já está em sua segunda edição e, desde 21 de dezembro, já vendeu 10 mil passagens, que podem ser adquiridas com monitores do programa. São 16 ônibus e sete vans percorrendo os 35 pontos das quatro rotas. A condução parte de um ponto específico (são vários) às 9h e percorre todo o trajeto parando nos pontos para embarque e desembarque. Como um ônibus municipal comum, o passageiro escolhe onde quer desembarcar. O tempo de espera em cada ponto é aproximadamente uma hora. Se o ônibus já estiver lotado, é preciso esperar o próximo chegar. A última saída é às 17h para a volta. O passageiro poderá embarcar com apenas uma passagem quantas vezes quiser por 24h contados a partir do primeiro embarque.
Programa torna turismo acessível e inclui bons lugares
As rotas disponíveis no Roda SP são: (1) Calor no Coração, passando por Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe; (2) Bem Receber, que vai de Praia Grande até Santos passando por São Vicente; (3) Navegantes, indo de Guarujá a a cidade de Bertioga e (3) Caminhos do Mar, em que é possível viajar por Praia Grande, São Vicente, Santos e Cubatão.
A primeira rota passa por Portinho, Praça da Paz, Praia de Ocian, em Praia Grande, Poço das Antas e Plataforma de Pesca em Mongaguá, Igreja Matriz de Sant”Anna e Cama de Anchieta em Itanhaém e Ruinas do Aberebebê, Praia Central e Lamário Municipal, em Peruíbe. Quem optar pela rota Navegantes poderá passar pela Balsa Guarujá-Santos, Praia do Tombo, Praia das Pitangueiras, Aquário, Enseada, Praia do Pernambuco, Praia de Perequê e Praia Branca em Guarujá, no Forte São João, Sesc e Riviera de São Lourenço, em Bertioga.
A rota Caminhos do Mar começa em Portinho, em Praia Grande, passa pela Biquinha, Teleférico da Ilha Porchat em São Vicente, Emissário Submarino, Balneário, Bolsa do Café e Santuário de Santo Antonio do Valongo em Santos, Parque Novo Anilinas e termina em Núcleo Itutinga Pilões, em Cubatão. Por fim, a rota Bem Receber poderá conhecer o Portinho em Praia Grande, Biquinha, o Zoológico e o Teleférico da Ilha Porchat em São Vicente, o Emissário Submarino, Praia do Gonzaga e Aquário de Santos e termina na Ponta da Praia, em que se pode pegar a Balsa para o Guarujá.
A primeira saída, às 9h, da rota Calor no Coração sai simultaneamente de Portinho, na Praia Grande, Plataforma Marítima de Pesca, em Mongaguá, Igreja Matriz de Sant”Anna em Itanhaém e no Entreposto de Pesca em Peruíbe. Já a última saída, às 17h, é do Portinho da Praia Grande e Entreposto de Pesca, em Peruíbe. As primeiras saídas da rota Bem Receber partem do Portinho em Praia Grande, Emissário Submarino e na Balsa em Santos.
Já a primeira saída da Rota Navegantes acontece na Balsa, na Enseada e na Praia Branca em Guarujá, no Forte São João e em Riviera de São Lourenço em Bertioga. A últIma saída acontece nos mesmos locais. A Rota Caminhos do Mar tem sua primeira saída e última saída em Portinho, na Praia Grande e no Núcleo Itutinga em Cubatão.
Pontos turísticos
O objetivo do Programa é fazer com que o passageiro possa conhecer diversos pontos turísticos em um preço acessível e cumpre o objetivo. Embora seja necessário se programar com cuidado para não perder os horários, os locais a serem visitados são bons. Alguns locais, como o Aquário do Guarujá e do Teleférico de São Vicente oferecem descontos para quem apresentar o cartão de embarque do Roda SP. O Aquário é o maior da América Latina, possui mais de cinco mil animais em exposição divididos em 49 recintos. Do topo do Morro Voturuá em que o Teleférico de São Vicente sobe é possível ter uma vista privilegiada da cidade de Santos e São Vicente.
Na Bolsa do Café é possível aprender sobre sua história e, consequentemente, do país, admirando sua beleza arquitetônica. O Memorial das Conquistas da Vila Belmiro é uma boa parada pro amante do futebol, torcedor do Peixe ou não. Lá estão preservadas as taças que o clube conquistou em seus 100 anos além de fotos e outros objetos históricos. No passeio tranquilo pelo trem que sobe o Monte Serrat também é possível ter uma bela vista da cidade de Santos.
Os pontos de parada são identificados por totens espalhados em pontos estratégicos da cidade. O da praia do Gonzaga, em Santos, por exemplo, está há uma quadra do Mendes Plaza Hotel, acima do Miramar Shopping. O hotel é uma boa pedida para quem quer requinte, qualidade e conforto. Algumas lojas do shopping, inclusive, oferecem descontos para quem está hospedado.
Para ter mais informações sobre o programa como rotas, pontos turísticos e valores das atrações pode visitar o site da Secretaria Estadual de Turismo através do link turismo.sp.gov.br.
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
Mais notícias sobre Mongaguá:
- Araras roubadas há um mês voltam a Parque Ecológico de Mongaguá, SP
- Inscrições para Meia Maratona Cidade de Mongaguá vão até 24 janeiro
- Educadores de Mongaguá participam de encontro pedagógico amanhã
- Ação em Mongaguá leva atendimento gratuito a animais de famílias carentes, dia 11
- Dono de jornal escapa de atentado em Mongaguá