Projeto Conviver agita idosos de Mongaguá
quinta-feira, 31 de maio de 2012Os jovens da melhor idade de Mongaguá estão mais ativos do que nunca. Pelo menos é o que pensam e mostram os participantes do Projeto Conviver, que funciona no Clube da Melhor Idade, que na última segunda-feira (28/05) celebraram o primeiro aniversário de atividades do clube, completado no último domingo (27/05), no Centro.
A alegria e a empolgação da turma que realizou a ginástica matinal deixariam muitos adolescentes de queixo caído. De acordo com muitos deles, isso é reflexo de que nunca é tarde para se praticar atividades físicas, de participar de competições esportivas, de dançar, e, por que não, de conhecer novos e grande amigos.
E engana-se quem pensa que o cansaço interrompe a energia desses jovens de mais idade. Ao final de cada música, o coro era um só: “Por que parou? Parou por quê?”
Essa malhação deu gás à turma do vôlei, da dama, do dominó e do baralho, que através de jogos-amistosos enfrentaram equipes do município de Cubatão. Já à tarde, a festa ficou por conta dos participantes de ioga, coreografia e do coral, além das apresentações do Projeto Girassol e da Apae.
Edileuza Narcisa da Silva, de 63 anos, comemora a existência do clube e conta que lá pratica de tudo. “Faço ginástica, caminhada. Isso melhorou muito a minha autoestima. Aqui somos uma família cercada de paz, união e honestidade. Às vezes chegamos aqui chateados e eles logo nos levantam. Os professores então, são nossos bibelôs.”
Aos 61 anos, Neuraci Barbosa Santos Vega diz estar sempre de bem com a vida. “Sou super ativa. Faço caminhada, ioga, corrida, tudo. Depois que comecei a fazer ginástica parei de tomar remédio para pressão, não tenho mais insônia. As atividades aqui melhoraram e muito o meu condicionamento físico. Aqui tenho vários amigos.”
Para Maria Lúcia Esteves de Sousa, de 58 anos, o clube foi a melhor coisa que aconteceu na sua vida depois de 20 anos trabalhando atrás de um balcão de comércio. “Isso aqui é um presente de Deus. Antes eu era parada, por qualquer coisa chorava. Aqui aprendi a viver, conheci muita gente, pessoas especiais e amigas. Eu amo demais.”
O Projeto Conviver de Mongaguá tem atualmente cerca de 1.200 integrantes praticando algum tipo de atividade realizada no Clube da Melhor Idade (Avenida Marina, 65), uma área de 1.500 m² dotada de quadra, salões de jogos, salas multiuso e de medicação, refeitório e cozinha, e que dispõe de profissionais capacitados.
Fonte: Prefeitura Mongaguá