Reurbanização da região central de Mongaguá segue a todo vapor
sexta-feira, 20 de abril de 2012A Avenida Marina, importante corredor comercial do Centro de Mongaguá, está passando por obras de reurbanização. A primeira etapa dos trabalhos contempla melhorias no trecho entre a ponte do Rio Mongaguá e a Avenida Getúlio Vargas.
O detalhamento das obras foi apresentado pelo prefeito a cerca de 50 comerciantes da avenida, terça-feira (17/04), no Clube da Melhor Idade. A reunião contou com a presença de técnicos da Termaq, empresa executora dos trabalhos.
Para o proprietário da Panificadora Golden, Renildo Aguiar, a apresentação do projeto foi importante e trouxe uma expectativa positiva quanto à valorização do ponto em que está localizado o seu comércio. “Pelo que vi aqui, a avenida ficará muito melhor.”
Amante das pedaladas e animada com a futura instalação de um bicicletário próximo ao Studio Dallas de Fotografia, Rosângela Tavares, sócia-proprietária da loja, afirmou estar adorando a revitalização da avenida. “Estou entusiasmada e na torcida pela conclusão dos trabalhos.”
Projeto – Segundo informou o diretor de planejamento da Prefeitura de Mongaguá, Ricardo dos Santos Ferreira, entre as benfeitoras está a substituição do piso atual das calçadas por bloquetes intertravados, uma intervenção de 2.437 m², com o alargamento de alguns trechos. Os passeios também receberão adequação de acessibilidade.
Ainda de acordo com ele, o asfalto da avenida será nivelado para facilitar o escoamento da água da chuva e eliminar a existência de buracos. A via ganhará também nova jardinagem, com floreiras e palmeiras, além da instalação de lixeiras e bicicletário.
“Optamos por substituir o piso atual pelo intertravado para facilitar a drenagem. Além disso, o novo piso tem caráter ecológico e é de fácil remoção, eliminando a quebra e permitindo a realização de obras no local, como a nova ligação de água. Esse piso basta ser removido e recolocado”, destacou o Ferreira.
Ferreira revelou ainda que o trecho que compreende a ponte e a lotérica, do lado numérico par, passará a contar com estacionamento em diagonal. “Outro destaque é a instalação de iluminação metálica em cor branca, melhorando a qualidade visual no período noturno.”
As intervenções na Avenida Marina estão inseridas no projeto de revitalização da área central de Mongaguá, iniciado no ano passado, que já transformou a rua Hermenegildo Barbosa em um atrativo bulevar, ligando as praças Fernando Arens e Jacoub Koukdjian.
O calçadão tem 750 m², circundado por oito palmeiras reais. Os chafarizes das praças estão sendo reformados e o local ganhou lixeiras, floreiras e bancos. Estão previstas ainda a fixação de painéis com a história da Cidade e uma cascata de pedras tipo canjiquinha.
Transporte coletivo – Durante o período de obras, os ônibus que atendem à Avenida Marina terão seus itinerários alterados e deixarão de adentrar na Avenida Getúlio Vargas, permanecendo na Avenida São Paulo até a Avenida Campos Sales. A partir dela, os ônibus retornarão à Avenida Marina.
Fonte: Prefeitura Municipal de Mongaguá